O pânico e o riso

A recente divulgação pública de uma, das muitas sondagens que os partidos fazem, na qual Fernando Seara aparece como o nome mais bem colocado para voltar a encabeçar uma eventual candidatura do PSD, às próximas eleições autárquicas em Sintra, já tinha feito disparar o alerta laranja nos profissionais, e aspirantes, do aparelho do PS local, que sabiam dos resultados da sondagem através do “sistema de vasos comunicantes”, tipo irmandade, que existe entre o PSD/PS.

edvardmunch-thescream-1893

Mas, como é que a perder por 12-0 (doze anos “sem obra”, doze golos sofridos; três, “com obra”, baliza invicta), o esbanjador e incompetente ex-Presidente Fernando Seara, é o nome preferido dos sintrenses consultados na amostragem? Ingratidão insana do povo para com a gestão, cumpridora do prometido em campanha eleitoral, do actual Presidente, que, não só “faz obra”, como poupa milhões.

Por outro lado, não custa imaginar que toda esta excitação preocupada, tenho divertido à farta Fernando Seara. Não pelos resultados – que o comoveram, estou certo, sinal de que, embora não tenho feito “obra”, como propagandeiam, mantem com Sintra e com os sintrenses, uma relação afectiva, que o actual Presidente, por mais camadas de verniz que lhe “prantem” em cima, não consegue gerar – aliás o verniz estala (sempre) antes mesmo de ser posto à prova, a fazer lembrar a fábula da rã e do escorpião.

Não acredito que Fernando Seara venha a ser (re)candidato. Não porque não ganhasse, confortavelmente, as eleições se o aparelho do PS voltar a insistir – tendo em vista sinecuras futuras, mesmo com a derrota – no candidato vindo da direita trauliteira para cabeça-de-lista. Não se (re)candidata porque, embora ficasse ligado a Sintra e às suas gentes e goste do jogo político, Fernando Seara, tem percurso académico e profissional sólido, para andar à cata de emprego ou/ e outros dividendos político/partidários  e sabe-lhe bem “a sabática” a que se remeteu. A não ser que seja necessário um elo credível e motivador, para selar o fim da luta fratricida no PSD/Sintra…

 

João de Mello Alvim

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s